O que fazer em caso de bagagem extraviada?

Ter a bagagem extraviada ou danificada é uma das situações que mais preocupam os passageiros no momento de viajar. Imagina você ter planejado toda uma viagem com a família, todos despacharam a mala, pois iam passar bastante tempo no lugar ou apenas porque era longe e, quando chega ao destino final, descobre que sua mala não chegou e foi para outro lugar, ou simplesmente veio toda danificada. Situação bem ruim, né? Além da chateação de ter que ir atrás de solucionar isso, ainda tem a chance de perder a mala de vez e ainda perder tempo de curtição no seu destino final sem os seus pertences.

Minha bagagem pode ser extraviada por quais motivos?

Algumas situações podem acabar facilitando o extravio ou danificação da bagagem de um passageiro, é importante ficar de olho para evitar que aconteça.

Engano de outro passageiro

Algum passageiro, por engano, pode pegar a mala de outra pessoa na esteira. Muitas vezes isso acontece quando a mala não possui identificação ou é muito parecida com a de outro passageiro e acaba confundindo.

Conexões

Pode acontecer de, durante uma conexão, a bagagem do passageiro ficar na cidade de conexão. Isso acontece devido à troca de aeronaves e, principalmente, quando o intervalo entre a chegada do voo de conexão e o de partida é pequeno, fazendo com que os funcionários tentem acelerar o processo de retirada de bagagens para não atrasar a partida do voo e acabam esquecendo alguma mala.

Perda ou furto

Quando a mala não possui identificação é mais fácil haver a perda durante o transporte da mesma. Por isso, é muito importante colocar sempre o nome, telefone e algo que a diferencie das demais. O furto também pode acontecer, principalmente no momento de retirada nas esteiras do aeroporto.

Como evitar o extravio de bagagem?

É importante fazer o possível para evitar que sua bagagem seja extraviada. Separamos algumas dicas para você.

Identificação e Diferenciação

Etiquetas com informações pessoais do passageiro e acessórios presos à mala, são itens importantes para identificar a mala e evitar que esta seja confundida. Nos casos em que a etiqueta da Companhia Aérea cair, ainda assim será possível enviar a mala para você, caso estejam presentes suas informações pessoais.

Não despache objetos de valor

Objetos de valor e de uso pessoal, como celulares, notebooks, tablets, joias e dinheiro em espécie, não devem ser despachados. Isto evita uma perda material maior nos casos de bagagem extraviada, então é importante ter sempre estes pertences na bagagem de mão. A retirada destes itens também diminui o risco de furtos, já que existem algumas quadrilhas especializadas em furtos de eletrônicos nos aeroportos.

Verifique a etiqueta da sua mala

É importante verificar se o voo está correto na etiqueta da mala. Retirar todas as etiquetas antigas caso elas ainda estejam na mala e manter somente a etiqueta com o voo correto evita extravios de bagagem. É interessante que você confirme com o/a funcionário/a da Cia Aérea onde sua mala deve ser retirada, caso seu voo possua conexões, para assim evitar um extravio devido a confusões.

Faça um seguro bagagem

Apesar de ser um custo a mais na viagem, o seguro proporciona uma indenização no valor dos bens declarados no caso de extravio da bagagem. Verifique com a operadora do seu cartão de crédito se ela oferece o seguro de viagem, muitas vezes é oferecido de forma gratuita.

Faça o check-in o mais cedo possível

Evite fazer check-in e despachar a bagagem muito perto do horário de embarque pode aumentar bastante a chance dela ser extraviada, visto que pode ser que não chegue a tempo da partida do voo. Então é importante tentar fazer o check-in o mais rápido possível e com antecedência.

Leve muda de roupa e produtos de higiene

Nunca queremos que nossa mala seja perdida ou chegue com atraso, mas é sempre bom se prevenir.

Quais os meus direitos em caso de bagagem extraviada?

Se sua bagagem for extraviada ou danificada, a primeira coisa que você deve fazer é se encaminhar ao balcão da companhia aérea e solicitar o Registro de Irregularidade de Bagagem  RIB -, esse registro irá comunicar o acontecido com a sua bagagem. Além disso, o passageiro deve fazer o registro de uma ocorrência na ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, no máximo 15 dias após a data. 

Muitas vezes, a empresa não entrega a bagagem imediatamente ao passageiro ou informa que irá demorar alguns dias. Nesses casos, o passageiro pode exigir ajuda financeira para comprar itens de primeiras necessidades. No caso de reembolso dos valores gastos, é necessário ter em mãos os recibos de compra.

É importante ficar atento aos prazos dados pela companhia para a entrega de sua mala, e sempre permanecer entrando em contato com a Cia Aérea para cobrar a devolução da sua bagagem. Clientes que se mostram mais interessados possuem um maior sucesso na resolução de seus problemas.

Danificação da bagagem

No caso de danificação da bagagem, o passageiro deve reclamar até 7 dias após o acontecido e a companhia aérea deve reparar o dano ou fornecer outra bagagem em até 7 dias.

Indenização por danos morais

É extremamente importante que os passageiros conheçam os seus direitos e saibam quando e como exigi-los. 

Depois de já ter feito o RIB e recebido a compensação financeira para a compra dos itens de primeira necessidade, o passageiro deve receber a bagagem em até 7 dias, em caso de voos domésticos e 21 dias, em voos internacionais. Caso isso não ocorra, ele pode reivindicar uma indenização por danos morais.

O entendimento dos tribunais é que, caso a mala permaneça extraviada por mais de 3 dias, o passageiro já possui direito a uma indenização por danos morais. Sabemos que ficar sem nossos pertences por um erro na execução de um serviço, pelo qual pagamos, é extremamente danoso e requer reparo.

Durante o período em que você ficou sem a sua bagagem, a empresa aérea é obrigada a cobrir todos os gastosque você tiver em decorrência do problema. Então guarde todos os comprovantes, e lembre-se que somente gastos razoáveis e de itens parecidos com os que estavam na sua mala serão ressarcidos.

Teve a bagagem extraviada?

Se a sua bagagem for extraviada, você possui algumas opções, uma delas é buscar indenização por danos morais, como já foi citado, a outra opção é procurar o Procon e exigir os seus direitos. 

Você tem até 2 anos para reivindicar uma indenização por danos morais, no caso de bagagem extraviada. 

Exija a sua indenização agora! É rápido, seguro e você só paga se ganhar.